Cultura como direito, expressão e transformação da vida na cidade.
Cultura
A cultura, em todas as suas vertentes de manifestação, é essencial para a construção da identidade e da cidadania de um povo. É ela que dá sentido ao que somos, conecta histórias, preserva nossa memória e atravessa gerações.
Nabil Bonduki, como um grande defensor da cultura como política pública, acredita que todas as manifestações artísticas e culturais devem ser inclusivas e acessíveis a todos e todas.
Uma de suas marcas, tanto como vereador de São Paulo quanto à frente da Secretaria Municipal de Cultura na gestão Haddad, é a prioridade dada à ocupação qualificada do espaço público.
Com o objetivo de fortalecer e expandir as Casas de Cultura, Nabil defende que esses espaços não se limitem a grandes eventos, mas que sejam, sobretudo, locais de convivência, escuta e valorização das expressões culturais dos territórios.
Projetos como Ruas Abertas, que libera a Avenida Paulista e outras vias para pedestres, a criação das vagas vivas (parklets), o incentivo à Virada Cultural e o Programa de Fomento à Cultura Periférica são exemplos de uma atuação voltada à descentralização e à valorização das periferias – marca maior da preocupação em transformar espaços públicos em áreas de convivência e cultura.
Entre muitas outras ações, como secretário de cultura (2015-2016), Nabil também implementou importantes iniciativas, como SPCine e Circuito Municipal de Cultura.
Carnaval de rua
Nabil também é conhecido por reviver o Carnaval de rua de São Paulo por consolidar a proposta de que o Carnaval deve ser público, gratuito e com autonomia dos blocos. Em seu primeiro ano na Secretaria de Cultura, o número de blocos passou de 270 para 355 — hoje, são mais de 600 cadastrados na Prefeitura.
O Projeto de Lei para organizar e qualificar o Carnaval de Rua foi aprovado em primeira votação em 2016, mas ainda segue em debate com agentes culturais, com o objetivo de aprimorá-la antes de avançar para a segunda votação.
Em 2024, mesmo antes de ser eleito novamente vereador, com quase 50 mil votos, Nabil denunciou o superfaturamento das águas distribuídas durante a folia e chamou a atenção para o mau uso de recursos públicos.
De volta à Câmara Municipal, ele mantém a atuação firme na fiscalização do Carnaval de Rua, denunciando irregularidades e cobrando mais transparência e responsabilidade da Prefeitura.
PROJETO DE LEI 01-00298/2016
Vereadores: Nabil Bonduki (PT), Eduardo Matarazzo Suplicy (PT), Isa Penna (PSOL), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Luna Zarattini (PT), Silvia da Bancada Feminista (PSOL).
O projeto regulamenta o Carnaval de Rua de São Paulo.
A proposta organiza a participação dos blocos e prevê apoio da Prefeitura, com infraestrutura, segurança e serviços para a população.
Programa VAI
Ao longo de sua atuação na Câmara dos vereadores, Nabil apresentou diversos Projetos de Lei na área da cultura. O mais emblemático até o momento é o programa VAI ( Valorização de Iniciativas Culturais), com a missão de apoiar projetos culturais de jovens na periferia – o PL foi formalizado na Lei 13540.
Objetivos do VAI
• Estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do pequeno produtor e criador no desenvolvimento cultural da cidade;
• Promover a inclusão cultural;
• Estimular dinâmicas culturais locais e a criação artística.